Páginas

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Carta de Despedida

Isto é uma despedida. Triste, mas é!

Todo adeus é triste e torna-se ainda mais dramático quando dito a alguém que se ama tão perdidamente quanto eu te amo a ti (estou realmente de coração partido e com a cabeça às voltas).
Certamente nem tiveste noção dos meus sentimentos de tão perdido que estás nesse teu abismo, não tiveste noção dos sonhos com que me comprometeste quando falaste em morarmos juntos e em termos filhos, coisas ditas sem pensar, só para dar ênfase ao papel romântico que gostas de desempenhar, que pensavas que por mim passavam a correr lá para longe, mas que cá dentro muito me fizeram divagar de esperanças. Eu não posso deixar de te dizer isto, porque quero que saibas que realmente eu te amo, que te amei de verdade, que realmente eu levei tudo a sério, que realmente eras muito importante e que me despedaçaste o coração. Mas apesar de tudo eu sinto-me feliz por teres entrado na minha vida, pois despertas-te em mim, algo que eu pensava que já não conseguia sentir.
Neste momento peço a Deus que me ajude a entender a lição, o porquê de tudo isto, o porquê de tanta coisa e de ter sido tão intenso. Talvez assim eu me possa encontrar… Porque eu estou para aqui a pensar e não consigo entender tudo o que se passou, mas também amor e razão jamais conseguiram viver harmonicamente.
A ti pedi-te 5 minutos, só isso, mas tu não foste capaz, passeaste sobre a minha dor… Foste covarde e fugiste, sem uma palavra, sem deixar que ao menos nos despedíssemos. Não tiveste coragem de dar a cara à situação que tu próprio geraste. Talvez um dia, quando me acostumar com tudo e a poeira baixar, eu constate que em certa parte foi melhor assim, foi mais digno porque assim não me sujeitei a forçar por manter, pois insistir é um insulto diário, é um enxovalhar de todos os bonitos sentimentos que se podem guardar. Vamos apenas libertar, discretamente e calmamente, sem dizer nada, sem esbracejar ou chorar.
Apesar de tudo foi bom ter-te encontrado no meio de tanta gente chata, aborrecida e sem graça. Tu fizeste-me voltar a acreditar que era possível existir um amor puro, verdadeiro, quando eu já tinha desistido de procurar. Sim, tenho de te confessar que te acho um ser fantástico em todos os aspectos, mesmo os que tu enumeras pela negativa. Tu cativaste-me desde o primeiro segundo em que realmente te “vi”. Tu não podes imaginar, o quanto eu fiquei feliz. Foi lindo, foi mágico, foi como eu sonhei!
Nunca te pedi nada em troca, porque mesmo quando estavas distante eu tinha-te o tempo todo dentro de mim, dentro do meu universo, eu procurava-te, eu sonhava contigo. Eu pensava que naquele momento em que te conheci tínhamos estado na hora certa e no lugar certo... Era a nossa história de amor! Naquele momento, tudo tinha sido tão perfeito…
Mas era a altura errada para alguém novo!
E tudo o que começa de forma errada nunca se acerta. Mas olha… começou e eu não consegui evitar. É que foi tudo tão de repente, tu surgiste do nada! Se calhar fui eu que te coloquei alto demais, mas tu fizeste nascer a esperança e então eu passei a não querer acreditar que tu tinhas de partir mais cedo ou mais tarde. Mas eu sabia que nós andávamos na corda bamba, que cada segundo que eu passava contigo poderia ser o último e por isso tentei aproveitar o máximo possível e foram alguns dos momentos mais bonitos da minha vida.
Se eu apenas soubesse como te por de parte dos meus pensamentos!
Depois que te conheci, passei a pensar no “nós”. Agora preciso reaprender a ser uma metade de nós dois em busca de si mesma.  Serei de nós dois a parte que ficou… Ficou triste e desamparada, cheia de sonhos perdidos, mas cheia de vontade de seguir adiante, porque a vida não acaba quando um amor acaba, ela apenas toma uma nova direcção.
Eu já tinha percebido há algum tempo que tu criavas aquela distância e que às vezes te afastavas, mas agora percebi que o que realmente existe é um grande abismo entre nós e não há palavras que possam servir de ponte. Há um vazio expectante. Um silêncio desconfortável. Um entreolhar confuso um para o outro. Porque quando um não quer, dois não dançam. Não dá para fingir que está tudo bem e que a tua distância é apenas normal e circunstancial. É preciso encarar a realidade como adultos, com coragem e sabedoria.
Nem me adianta sentir raiva, remorso ou mesmo frustração, porque o fim já aconteceu quando eu ainda estava anestesiada a pensar que podia ser só minha impressão. Agora preciso apelar à coerência para conseguir manter alguma decência nesta hora. Porque, vamos ser realistas, não se pode viver uma história de amor quando amor não existe, não é? E eu não vejo aquele amor intenso nos teus olhos. Eu não o sinto na alma… acredito que todas as limitações interiores te impeçam e que lá no fundo até gostes de mim, mas nada que seja suficiente para te manter aqui junto.
Acho que neste momento teria que mudar o mundo todo à tua volta para fazer com que me visses com os olhos de quem realmente vê alguém, para poder ser a única, e possivelmente seria uma caminhada sem fim… até quando eu iria conseguir aguentar lutar pelo teu amor? Eu queria-te amar como tu merecias, mas tu não percebias, eu queria saber como te dar a mão, mas tu não querias aceitar ajuda. Dei-te o meu amor, mas tu fechaste-te dentro da tua concha.
De verdade que até é fácil compreender o teu cansaço, difícil é entender a tua indiferença, a tua distância. O silêncio é que fere… Quando as pessoas falam e discutem, pelo menos deitam para fora as magoas antes que elas criem raízes e por isso eu te pedia “Aiii! Discute comigo mas não fiques calado”. É insuportável o som do silêncio quando se sente que há tanta coisa que precisa ser dita.
Mas eu entendo o teu lado, não penses que não!
Imagino que, como apaixonado que és, te tenhas deixado render aos encantos de uma paixão, como tantas vezes te aconteceu e que mesmo sabendo que ela te levava a cometer uma loucura, não resististe em deixar-te cair em tentação mais uma vez… E agora, apesar de teres achado tudo muito bom, o fogo passou e a realidade caiu sobre ti e tu arrependeste-te de seres desmedido e quiseste remediar toda a situação. O que eu penso é que quando deixaste que nos envolvêssemos de maneira mais séria nem pensaste nas consequências que tal atitude iria implicar na tua vida pessoal e familiar. Eu entendo… Pensaste que eu iria falhar e desistir a meio, que não ias ter que desempenhar este papel porque era eu que não estava à altura do compromisso. Eu compreendo… Agora que caíste na crua realidade, já achas que esta pequena aventura deliciosa tem um preço muito alto a ser pago e que não vale a pena comprometer coisas estáveis da tua vida apenas em função da satisfação dos teus desejos. Eu sei que sentes que jamais esquecerás os momentos maravilhosos que passamos juntos e que sentirás saudades e que esperas não estar a tomar a decisão errada, mas que infelizmente, para ti neste momento não dá mais e pensas que o melhor a fazer é afastarmo-nos, por muito difícil que seja, antes que as coisas tomem outras proporções e seja cada vez mais difícil de te libertares… E que acreditas que eu seja capaz de compreender as razões subentendidas que te levaram a decidir pela nossa separação, porque é impossível conciliar… Eu sei! E que esperas que não reste mágoa nem rancor em mim, que não me marque para sempre… blá blá blá! Mas nada disso acaba com a esta dor…
Sei que vou chorar todas as lágrimas possíveis e as impossíveis, mas vou guardar isso para mim e aprender a sofrer sozinha. Amor não deveria causar dor, mas ela está sempre no caminho que atravessamos. Amar dói. Dói sempre, e como dói! E deixar de amar não causa alívio, deixa um buraco. Aí está a difícil escolha. Escolha que na verdade nem temos! Como se fosse possível comandar o coração que está dentro de mim e dizer-lhe para amar ou não amar! Ele tem vida própria, nunca aprende! E tu brincaste assim com ele como se fosse de papel, só porque é jovem e sem compromissos. Mas eu digo-te, durante a vida posso ir-me apaixonando, varias vezes, mas serão poucas as vezes que me vão tocar assim no coração.
No meu entender, o pouco que existiu foi bom, era suposto ter ultrapassado todas as barreiras e por isso me mantive perto. Se eu te atrapalhei ou fui um empecilho para ti, não foi realmente com essa intenção, lamento imenso. Podes ter certeza, de que cada momento, de que cada pensamento meu, foi sincero. Adorava ficar ao teu lado, sentir o teu abraço, o teu cheiro, o teu calor, a ti!
Guarda os nossos sorrisos, guarda os nossos abraços e os momentos que pareceram eternos. Lembra-te de algumas discussões, mas só daquelas em que nos reconciliamos. Lembra-te do “Amo-te” que nunca te disse…
Estas são as minhas últimas palavras sobre este assunto, não que eu queira, mas assim quiseram as circunstâncias. Palavras verdadeiras, palavras que serão inúteis, mas que vêm do fundo do coração. Sei que é o momento em que tenho de te deixar partir da minha vida, não vou mentir que está ser difícil. Se eu pudesse, voltava e congelava o tempo, mas já não há tempo… Foi-se o tempo! E de uma coisa devemos ter certeza, o tempo não volta.
Eu sou mulher de um homem só, até que ele me prove ao contrário… foi assim que a ti me entreguei cheia de vontade e foi muito bom, foi boa a convivência e sinto muito que me tenhas excluído da tua vida e que prefiras seguir sozinho a partir de agora esse duro caminho. Agora deixamos de pertencer um ao outro, estamos a tomar rumos diferentes, mas podes ter a certeza de que nunca te vou esquecer e que enquanto vais embora da minha vida aos poucos, estarás a levar um pedaço do meu coração para sempre contigo. Não quero que tenhas pena de mim, ou que penses que eu estou a sofrer por tua causa. Quero que saibas que eu estou feliz pelo simples fato de ter tido a oportunidade de te tentar conquistar… E mesmo que os nossos caminhos nunca mais se cruzarem, eu vou seguir em frente feliz, pois quando olhar para trás, tu vais lá estar, a fazer parte de um momento especial do meu passado.
Eu farei tudo para seguir o meu caminho, mesmo sem o teu olhar e mesmo se por acaso sentir vontade dos teus carinhos, com certeza eu vou superar. É possível que existam aquelas noites em que eu possa pedir a Deus para te trazer de volta para perto de mim outra vez, porque dentro do meu coração vai sempre restar aquela saudade… E acordarei de madrugada a pensar que o mesmo destino que nos cruzou te poderia trazer de volta, mas isso é pura ilusão, porque nada volta, cada amor é único. Seguirei o meu caminho e não irei mendigar pelo teu amor, nem vou querer o teu ombro, vou apoiar-me em mim, sei que não me vou desapontar!
E se eu me cruzar contigo na rua, vou sempre te dar uma palavra e um sorriso, mas vou seguir em frente.
Poderei ser tua amiga, a melhor que já tiveste, mas não me peças para deixar em stand by o meu amor. Ele não ia saber estagnar, mesmo que eu lutasse seriamente com ele. Tu não precisas de um coração perdidamente apaixonado por ti, tens de deixar de incentivar o romantismo. O que tu precisa é de uma amiga… E aqui terás, só que como não é fácil separar as coisas, fica esta carta como uma despedida desse amor, para que nasça a amizade que se vai manter. Então deixo o meu amor nestas linhas, tenho ainda lindos momentos para recordar, de tudo o que vivemos no passado.
O futuro de nós dois já não existe. Digo a mim mesma para não ficar triste, mas lá no fundo da minha alma já nem ouço o que digo. Melhor ir dormir e sonhar com estrelas. Amanhã serei apenas mais um alguém que se esbarrou no caminho do amor desencontrado. Já não tenho mais inspiração, já me faltam os sentimentos… Assim a vida quis…Assim quiseste tu. Mas eu vou respeitar-te e vou sair… Com uma lágrima no canto do olho, porque nem tive a oportunidade de um momento pleno para te conhecer bem.
O meu coração despede-se de ti triste, mas com a esperança que sejas feliz. Desejo-te toda a felicidade do mundo, espero que encontres alguém que te complete e espero que da próxima vez que a felicidade te bata á porta, tu não abras a porta errada. Tenta estar mais atento ao que a vida te dá, tenta entregar-te a esse amor da mesma maneira que eu te entreguei o meu coração e espero que assim encontres aquilo que eu não te pude dar.
Sê feliz, porque onde quer que eu esteja, também estarei assim. Desejo-te boa sorte, do fundo do coração, para o caminho que te espera.

Com muito carinho,
Bella

Sem comentários:

Enviar um comentário