Páginas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Coisas interessantes sobre: Gatos

                Quando os gatos rebolam e ficam deitados de barriga para cima, estão a demonstrar que querem iniciar um contacto social passivo. É importante que nós não pensemos erradamente que o nosso gato quer que lhe façam festas na barriga.
                Virar um gato de barriga para cima fá-lo sentir-se vulnerável e pode levar a que os nossos bichanos criem uma associação negativa ao acto de serem pegados ao colo, podendo mais tarde levar a que sejam agressivos.

                Quando os nossos gatos gostam de nós e apreciam a relação próxima connosco, é normal que se rocem nas nossas pernas para nos cumprimentar e trocarem cheiros connosco, tal como fariam com os da sua espécie.

                Os gatos também fazem uso de certos sons para facilitar a interacção social, e é frequente que utilizem o miar para nos saudar. Já o ronronar está geralmente, mais associado a situações de conforto e segurança.

                Colocarem a cauda erguida é uma saudação típica dos felinos. Quando o nosso gato se dirige a nós com a cauda levantada, é uma clara indicação de que nos deseja cumprimentar. É normal também, que a ponta da cauda fique ligeiramente curvada.

                Quando afagamos o nosso gato demasiado rápido, ou quando ele se sente subjugado, a sua resposta pode ser agarrar-se ao nosso braço e mão com as quatro patas, para impedir um novo movimento. Podem seguir-se arranhadelas com as patas traseiras e uma mordida no pulso. O que nós devemos fazer é afrouxar a mão e o braço, para dar a entender ao nosso gato que a ameaça foi neutralizada e o perigo dele se tornar mais agressivo passará.

                Uma forma dos nosso gatos marcarem território é roçando-se. Eles não o fazem só connosco mas também com todos os objectos da habitação. Por isso é normal que quando, por exemplo, compramos uma peça nova de mobiliário, ele vá verificar o cheiro do novo objecto e o marque também com o seu, esfregando o seu corpo e focinho. Isso vai ajudar a incorporar os novos objectos nos cheiros da casa, para se saber que eles pertencem lá.

                Os gatos adoram arranhar. Quando eles o fazem com o corpo bem esticado, fazem-no para exercitar os músculos e tendões, e para remover as partes desnecessárias das unhas. É bastante útil adquirir um poste de arranhar, para que o nosso gato não se agarre aos sofás e outras peças de mobiliário. Convém que os postes de arranhar tenham altura suficiente para permitir ao nosso gato arranhar bem.

                Não sei se já repararam, mas a maioria dos gatos são atraídos por fontes de água em movimento, chegando até a trocar a sua tigela de água por uma torneira a pingar. Uma boa forma de fornecer água corrente ao nosso gato, é adquirindo uma fonte de água, própria para gatos que existem nas lojas de animais. Em último caso, eles preferem os recipientes cerâmicos, metálicos ou de vidro, para beberem a sua água, já que os de plástico podem alterar o sabor da água. Os gatos são criaturas delicadas, por isso convém também que estejamos atentos a que o recipiente da água esteja sempre cheio, para que os seus bigodes não toquem nas bordas.

                No mundo dos gatos, comer é simplesmente um acto reabastecimento e não tem nenhum significado social como tem para nós. Por isso, os gatos preferem comer sozinhos e podem ficar muito tensos e incomodados com a nossa proximidade, ou a presença de outros animais, enquanto comem.

                Os gatos procuram lugares calmos e sem distúrbios para se alimentarem e como são muito higiénicos, o ideal é que este local seja afastado da caixa das necessidades, que também se deve encontrar num lugar sossegado. O que pode acontecer, se o local onde se alimenta, for junto de onde faz as suas necessidades, é que o nosso gato venha a fazer as necessidades noutro local que não o próprio para esse efeito. O mesmo acontece se a caixa da areia não for limpa diariamente, retirando os dejectos acumulados. Passada uma semana, a caixa deve ser lavada com água a ferver e toda a areia deve ser substituída.

                Se o nosso gato não tiver acesso ao ambiente exterior, será útil fornecer-lhe  alguma vegetação verde, sob a forma de relva ou plantas interiores. É também benéfico para aqueles felinos sensíveis à erva-dos-gatos, semear alguma para lhes dar a oportunidade de beneficiar das suas propriedades calmantes.

2 comentários: