- p.f. não entrar a comer dentro das lojas (muito menos deixar copos de Sunday’s caídos nos provadores)
- sair 5 minutos antes do fecho (nunca 20 minutos depois, a dizer “ainda vão ter de arrumar isto tudo?”)
- não pedir peças de roupa às funcionárias que não se tem intenção de comprar.
- atenção, muita atenção, nunca se mantenha na fila da caixa quando a intenção é pedir algum artigo, ou tamanho ou o que quer que seja. Dirija-se antes, a alguma das outras funcionárias que circulam pela loja. No caso de não existir alguma, então dirija-se à menina da caixa, mas pela lateral e tente chamar a atenção da mesma, sem a interromper no seu trabalho (pedimos que já leve um exemplar da peça que quer adquirir e seja explicita no tamanho que pretende).
- a resposta à pergunta “só tem tamanhos M?” não a vai esclarecer. Porquê que não tenta antes perguntar directamente se tem o tamanho que pretende?
- escusado será dizer que mandar roupa para o chão, para cima dos móveis e nos cantos das lojas está completamente fora de questão.
- quando a funcionária lhe diz que só existe tamanho XL em armazém, não adianta perguntar “nem M’s?” porque a resposta vai ser a mesma…
- é feio cutucar o braço da funcionária quando ela está a atender outra pessoa, da mesma forma que também é feio falar muito em cima das pessoas.
- o lado de dentro da caixa é só para funcionários, o lado de fora é que é para os clientes.
- quando pede um tamanho a uma das funcionárias, não vá baixar-se a ver calçado na outra ponta da loja porque a funcionaria não tem radar.
- as funcionarias das lojas não tem formação para descobrir que tamanho vestem pessoas imaginarias que elas nunca viram à frente, tenham elas 1,70m ou 1,50m.
- se as funcionarias das lojas se dão ao trabalho de por roupa em exposição é para que os clientes possam mexer, não peçam os tamanhos sem antes confirmarem se existem na loja.
- até é simpático da vossa parte tentar pendurar a roupa nos cabides e ir coloca-la ao sitio… o pior é que se esquecem que uma cabide mal colocado no sitio vai destabilizar o resto que lá está e quando a próxima cliente tentar retirar algum dos cabides vai engatar naquele que está mal e emaranhar aquilo tudo… Já para não falar do facto que estão a dar o dobro do trabalho. É que alem de a funcionária ter de voltar a pendurar, tem de conseguir primeiro “despendurar” o emaranhado que vocês fizeram ali para que aquilo não caisse… por isso é que pagam a alguém para pendurar roupa nos provadores! E pagam-lhe para fazer isso… bem feito!!!
- por amor de deus, se acontecer algum dia por azar accionar o alarme da porta ao passar (ou porque comprou alguma coisa noutra loja e se esqueceram de retirar o alarme, ou porque é algum acessório usado que infelizmente voltou a activar o alarme interior, ou mesmo porque a funcionária da própria loja se esqueceu de o retirar… etc), por favor.. SAIA DA BEIRA DA PORTA porque até a pobre funcionária que quer falar consigo para conseguir resolver a situação não consegue por causa do barulho do alarme que não pára de tocar e assim também consegue evitar aquela discussão sobre se sentir embaraçada por estar toda a gente a olhar (realmente se não tivesse feito tanto barulho talvez as pessoas até ignorassem e a senhora passasse despercebida).
- não trate as funcionárias por “tu” muito possivelmente elas não andaram consigo na escola.
- quando quiser efectuar a troca de uma peça de roupa que usou durante o fim de semana, alegando que nunca foi usada, por favor, pelo menos não se esqueça de retirar os lenços de papel dos bolsos.
Agradecemos mais sugestões
A Gerência.